Terceira via estaciona: André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) 2%.

A mais nova pesquisa Datafolha aponta um cenário ainda mais animador para o petismo. Lula aparece com uma vantagem de 21 pontos sobre o atual presidente Jair Bolsonaro (PL).  Lula aparece com 48%, Bolsonaro com 27% e Ciro 7%. Os candidatos da chamada “terceira via” ficam estacionados; André Janones (Avante) e Simone Tebet (MDB) 2%.

Em comparação a pesquisa anterior, divulgada em maio, Lula tinha 43%, contra 26% de Bolsanaro. A nova sondagem eleitoral mostra que Lula cresceu na pesquisa espontânea, quando o pesquisador não mostra os nomes dos candidatos; chegou a 38%, oito pontos a mais quando feita a última pesquisa em que aparecia com 30%.

A pesquisa do Datafolha é feita nas ruas dos municípios em pontos estratégicos. Ela ouviu nos dias 25 e 26 de maio, 2.556 pessoas em 181 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A soma de todos os votos válidos, Lula tem  54%, e Bolsonaro 30%. O percentual de votos válidos, que exclui brancos e nulos é o considerado pela Justiça Eleitoral para declarar o resultado final de uma eleição. Para ganhar no primeiro turno, o candidato precisa somar 50% dos votos válidos mais 1.

Com o resultado de hoje, em tese, o petista seria eleito no primeiro turno. A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-05166/ 2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here