Com pouco mais de 7 mil habitantes, o município segue as recomendações dos decretos estaduais e municipais e tem conseguido ficar sem apresentar casos do novo coronavírus.
por:Paulo da Silva com a colaboração da Ml
O novo coronavírus já registrou vários casos nas cidades próximas à Pedro Gomes, como: São Gabriel do Oeste(32 casos), Rio Verde(04), Coxim(09) e Sonora(20 casos). Entretanto, a cidade de Pedro Gomes não registrou nenhum caso até agora. A adequação aos decretos tem ajudado a cidade a não registrar nenhum caso positivo de Covid-19.

A secretaria de Saúde, Sandra Tereza Bedin Garcia, disse que houve uma priorização no combate à disseminação da doença, adequando-se às normas recomendadas pelas autoridades estaduais e federais de Saúde, capacitando os profissionais, adquirindo EPIs e demais insumos e equipamentos necessários. Ela informa por meio do boletim todos os casos suspeitos (09 casos) até agora, foram descartados.

A prefeitura tem disponível 80 kits de testes rápidos que serão usados mediante demanda.
Conforme a secretaria, um dos principais pontos que explicam o fato de ainda não possuir casos confirmados da doença no município, é a colaboração por parte da população. Apesar das grandes mudanças na rotina de trabalho, em especial nos estabelecimentos comerciais, os colaboradores e clientes a grande maioria estão respeitando as medidas de prevenção.

A responsável pela pasta destaca ainda, que foi redobrada a atenção e o monitoramento na Barreira Sanitária e bloqueio imediato nos casos suspeitos. Para enfrentar o coronavírus, a Saúde montou uma estratégia de guerra. Convocou profissionais da área da Saúde e Educação devidamente treinados para monitorar a entrada de pessoas na cidade. Foi montada duas barreiras, na MS-215, principal via de acesso da BR-163 a Pedro Gomes e outra na região da comunidade da Boa Vista.

Nos Postos de Saúde, os pacientes que buscam atendimento por sintomas respiratório são devidamente monitorados. Passam por triagem e os profissionais responsáveis auxiliam no monitoramento e reforçam o isolamento domiciliar por 14 dias. No momento, Sandra informou que não há nenhum caso registrado na cidade nem mesmo isolamento.