Pesquisa divulgada nesta sexta-feira (9/7) mostra que petista ampliou vantagem em relação ao atual presidente.

Metrópoles

Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (9/7) mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ampliou sua vantagem sobre o atual ocupante do Palácio do Planalto, Jair Bolsonaro (sem partido), nas intenções de voto para a eleição presidencial de 2022.

Na disputa entre Lula e Bolsonaro em um eventual 2º turno, Lula marca 58% e Bolsonaro, 31%. Brancos e nulos somam 10% e 1% não sabe. Houve oscilação em relação à última pesquisa do instituto, de maio deste ano, quando o petista tinha 55% e o atual presidente, 32%.

Lula também lidera nos dois cenários apresentados para o eleitor (veja abaixo) e em todas as simulações de disputa de segundo turno contra outros candidatos.

O levantamento do Datafolha foi feito entre quarta (7/7) e quinta-feira (8/7) com 2.074 eleitores, de forma presencial. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Houve importantes mudanças no cenário político entre as duas pesquisas, de maio a julho de 2021, com triunfos jurídicos para Lula e aumento da pressão política sobre Bolsonaro. No caso de Lula, o Supremo Tribunal Federal (STF) anulou as sentenças de Sergio Moro contra ele em razão da suspeição do ex-juiz da Operação Lava Jato.

Já Bolsonaro passou a lidar com denúncias de corrupção envolvendo a negociação de vacinas e virou alvo de inquérito para apurar se prevaricou por não agir contra seu líder na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR), apontado como chefe dos esquemas no Ministério da Saúde.

Pesquisa espontânea

No levantamento anterior do Datafolha, feito em 11 e 12 de maio, Lula tinha 21% em citações espontâneas, Bolsonaro marcava 17% e Ciro Gomes (PDT), 1%. Agora, o petista pula para 26%, o presidente oscila para 19% e o pedetista, para 2%.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here