Covid-19 pode suspender as eleições deste ano, mas prazos continuam mantidos.

por:Paulo da Silva com TSE

Conforme o calendário elaborado pelo Tribunal Superior Eleitoral, termina nesta sexta-feira (3) o prazo para a ‘janela eleitoral’.
Vereadores podem mudar de partidos para concorrer a eleição, majoritária ou proporcional sem incorrer em infidelidade partidária. A janela foi aberta em 5 de março. Ainda este mês no dia 4 seis meses antes das eleições esgota o prazo para que novas legendas sejam registradas na Justiça Eleitoral a tempo de lançarem candidatos próprios às eleições deste ano.
Os eventuais candidatos também devem ter domicílio eleitoral na localidade que desejam disputar e estar com filiação regular.
Também no dia 4 de abril  marca o fim do prazo para que detentores de cargos de confiança no Poder Executivo renunciem para que se possam  candidatos a vereador. Para prefeito e vice-prefeito, os que foram disputar só precisam renunciar quatro meses antes do pleito.
Convenções partidárias ocorrem entre 20 de julho e 5 de agosto.

Fator coronavírus

Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, os prazos estão mantidos. Entretanto, o adiantamento vem ganhando força no Congresso Nacional, por conta do covid-19. A Presidente do TSE, ministra Rosa Weber, avalia que ainda é cedo para se pensar na suspensão das eleições.
Em tempo, Pedro Gomes conta com 5 candidatos a prefeito: Roberto Mercê (Patriota) Dr, Jean Romy (PSDB), Zé do Mano (PTB), William Fontoura (DEM) e Vanderley Mota (PSB)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here