Retirada de Pedro Gomes do isolamento; reacende a esperança. 

Ainda respinga no meio político a visita do ex-governador André Punccinelli (MDB) ao prefeito William Fontoura (PP) e secretariado. A proposta que André fez para o prefeito é sem sombras de dúvidas irrecusável. Se o prefeito abraçar o seu nome para governo e ele chegar lá, prometeu pavimentar a PG-02, estrada da Cachoeirinha e a PG-03 a estada do Seu Darci pela Boa Vista até a BR-163. Ao todo seria em torno de 34 quilômetros

O primeiro passo pavimentar essas duas vias é torná-las estaduais, o que exige vontade política de qualquer governo estadual.

Essa história de arrumarem uma saída para Pedro Gomes-, que Pedro Gomes tem que deixar de ser fim de linha é antiga. O ex-governador José Orcírio Miranda dos Santos, o Zeca do PT já tinha dito isso em palanque. Depois das disputas políticas o assunto foi para o esquecimento. Depois de um tempo na então gestão do ex-prefeito Vanderley Mota,  Gustavo Mota que era vereador com apoio dos Trads-, Marquinhos Trad foi eleito deputado estadual encabeçou projeto para estadualizar as duas estradas tanto por Alcinópolis, pela BR-359 como a via que passa pela região da Boa Vista, saindo novamente até a BR-163.

Gustavo Mota vereador 2013 a 2016

O projeto foi aprovado pelos vereadores daqui, seguiu para a Assembleia Legislativa e parou numa gaveta de onde nunca mais saiu. Agora no calor das negociações políticas ele ressurge e com chances de se concretizar, por que é o André Punccinelli que está falando e quando fala, cumpre. Assim, como falou e cumpriu quando fez a ponte de concreto sobre o Rio Taquari, que era uma dor de cabeça para a cidade. Vivia quebrada, precisando de reparos.

Agora, André que tem fama de cumprir o que promete, prometeu para William e todos os presentes que faria a pavimentação das vias, no seu primeiro ano de mandato (caso ganhe) e tiraria a cidade de seu isolamento. Mas, claro, impôs o preço; tem que abraçar o seu nome para governo e o de Júnior Mochi para deputado estadual.

De qualquer forma André reacendeu a esperança de termos essas vias pavimentadas. Qualquer liderança política que vier aqui, é obrigado a fazer a mesma promessa. Senão, não terá o apoio que precisa para chegar ao governo. E esse deve ser o pensamento coletivo de cada um de nós.

É claro que a promessa parece difícil de cumprir. Terá um preço astronômico e por isso há suspeita de sua inviabilidade diante de um cenário de crise. Seria interessante e nos despertaria confiabilidade se o eventual governador e demais postulantes quando vierem aqui falar de política colocar a pavimentação asfáltica da PG-02 e PG-03 em seus planos de governos, e assegurar como prioridade para a região norte de MS essa obra que irá tirar nossa cidade do paradeiro.

André junto com William tomando conhecimento das vias PG-02 e PG-03. Prometeu se chegar lá pavimentar as duas vias para tirar a cidade do isolamento.

O problema é a Tereza

Ligado a Tereza Cristina, William não se manifestou. Ficou quieto, não disse nem que sim nem que não. E André não gosta disso. É impaciente. Até defende que William peça votos e vote em Tereza, mas que abrace seu nome para governo e o de Júnior. Mas, a Tereza está com um novo partido e tem William filiado nele, o PP também tem suas ambições políticas e sinaliza apoiar Eduardo Riedel do PSDB, que ainda tem Reinaldo Azambuja  no comando do Estado. Sejamos justos, não foi ruim para Pedro Gomes. O mais provável é que William tente agradar todos os lados e optando pela neutralidade, o que seria sensato de sua parte. Mas, aí ele irá desgostar André que não quer ninguém em cima de muro. “Em política você tem que ter lado, quem fica em cima de muro é gato malandro”, uma de suas máximas.

 

Nas negociações políticas André ainda prometeu fazer casas, e ainda pavimentar um bairro da cidade, eu estava perto, citei o da Nova Era, localidade anexada ao Bairro Marcelino, a Jakeline Figueiredo que estava ao lado e que responde pela pasta do Turismo e Meio Ambiente até endossou. William só teria que fazer o projeto. Por fim, André prometeu uma série de benesses em troca de apoio na corrida pela governadoria. A proposta do ponto de vista pragmático seria a redenção de William. O atual prefeito entregaria ao seu sucessor uma gama de conquistas e a principal dela, prometida para William a retirada de Pedro Gomes do isolamento. De fato, uma proposta irrecusável.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here