Com umidade relativa do ar abaixo do indicado, sul-mato-grossense deve hidratar-se constantemente.

A previsão do tempo para este fim de semana é de tempo quente durante o dia e clima fresco à noite, de acordo com o Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec).

O céu deve ficar parcialmente nublado em grande parte do Estado. Somente a região nordeste deve registrar céu encoberto por nuvens. Há pouca chance de chuva.

A umidade do ar nesta sexta-feira (30) deve ficar entre 25% e 70%; o ideal é de 40% a 70%, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Segundo recomendações do Ministério da Saúde, em tempo seco, pessoas devem beber dois litros de água por dia, evitar atividades físicas de 9h até 17h e colocar um balde de água no quarto para facilitar a respiração.

São esperados 20mm de chuva para os primeiros 15 dias de maio, de acordo com a subsecretária de comunização de Mato Grosso do Sul, Katiúscia Fernandes, com informações do Cemtec.

“Neste mês de maio deve ocorrer pancadas de chuva de fraca intensidade com tendência de aumento de instabilidades associados à passagem de frentes frias no sul do país a partir do dia quatro, ou seja, formação de nuvens de chuva”.

Temperaturas

De acordo com o Climatempo, hoje (30), a mínima em Campo Grande será de 18ºC, e a máxima de 28ºC.

Já no sábado, a mínima será de 18ºC, e a máxima de 30ºC. No domingo, mínima de 18ºC e máxima de 30ºC.

Hoje, a mínima em Corumbá será de 16ºC, e a máxima de 30ºC. Já no sábado, a mínima será de 20ºC, e a máxima de 31ºC. No domingo, mínima de 22ºC e máxima de 33ºC.

Hoje, a mínima em Três Lagoas será de 17ºC, e a máxima de 32ºC. Já no sábado, a mínima será de 18ºC, e a máxima de 33ºC. No domingo, mínima de 18ºC e máxima de 34ºC.

Hoje, a mínima em Ponta Porã será de 14ºC, e a máxima de 26ºC. Já no sábado, a mínima será de 17ºC, e a máxima de 28ºC. No domingo, mínima de 20ºC e máxima de 29ºC.

Hoje, a mínima em Dourados será de 15ºC, e a máxima de 28ºC. Já no sábado, a mínima será de 18ºC, e a máxima de 30ºC. No domingo, mínima de 21ºC e máxima de 31ºC.

Hoje, a mínima em Bonito será de 16ºC, e a máxima de 29ºC. Já no sábado, a mínima será de 19ºC, e a máxima de 31ºC. No domingo, mínima de 22ºC e máxima de 32ºC.

Hoje, a mínima em Aquidauana será de 15ºC, e a máxima de 30ºC. Já no sábado, a mínima será de 19ºC, e a máxima de 31ºC. No domingo, mínima 21ºC de e máxima de 33ºC.

Outono

A estação do Outono, tipicamente marcada pela perda de folhas de árvores, possui características como dias menores e noites maiores, temperaturas e umidade relativa do ar mais baixas em relação ao verão, aumento da incidência de ventos e aparecimento de futas em plantas.

O outono nunca ocorre ao mesmo tempo nos dois hemisférios. Se no Sul é outono, no Norte é primavera. O mesmo ocorre para as estações do verão e inverno.

De acordo com a especialista em meteorologia Franciane Rodrigues, na estação do outono as chuvas começam a reduzir no interior do país e há as primeiras impulsões de massa de ar frio, que provocam declínio das temperaturas do ar.

A partir de maio, tem início o período seco na parte central do país. Dessa forma, a redução das chuvas contribui para a elevação das temperaturas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here