Vice de Jair Bolsonaro já havia feito declaração racial controversa ao vincular o negro à malandragem e o índio à indolência

Veja/Estadão

general Hamilton Mourão, candidato à vice-presidência na chapa encabeçada por Jair Bolsonaro (PSL), fez neste sábado, 6, uma declaração controversa ao desembarcar no início da noite no aeroporto de Brasília. Depois de uma rápida entrevista, o general apontou para um adolescente que o esperava no saguão, acompanhando a comitiva familiar, e disparou: “Meu neto é um cara bonito, viu ali? Branqueamento da raça.”

Hamilton Mourão (PRTB), candidato a vice-presidente na chapa de Jair Bolsonaro (PSL), durante debate promovido por VEJA, em São Paulo (SP) – 04/09/2018 (Antonio Milena/VEJA)

Mourão já havia causado polêmica ao vincular o negro à malandragem e o índio à indolência, em palestra de campanha em Caxias do Sul (RS). Depois da repercussão negativa da fala, justificou-se dizendo que se autodeclarara índio no TSE. O general afirmou que não teme conflitos durante o pleito deste domingo (7), apesar da polarização da campanha. “Não estamos com medo disso. Somos dois militares oriundos do Exército de Caxias, o Pacificador. Vamos pacificar as coisas”, afirmou.