A diferença no segundo turno, entretanto, continua grande.

O ex-presidente Lula (PTlidera com 43% das intenções de votos para ser o próximo presidente do Brasil nas eleições de 2022. O atual chefe do Executivo Federal, Jair Bolsonaro (PL), oscilou positivamente, chegando a 28% das intenções de votos, mostra nesta sexta-feira (11.mar.22) a pesquisa da XP Investimentos.

Esses são Lula (esquerda) e Jair Bolsonaro (direita). Fotos: (esq.) Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo | (dir.) Ueslei Marcelino/Reuters

Segundo o levantamento estimulado, ambos os políticos são as “primeira (Lula)” e “segunda (Bolsonaro)” vias. (Leia abaixo, a pesquisa detalhada).

Em 3º lugar está o pedetista Ciro Gomes (PDT), com 8% das intenções de votos. Bem atrás, numa permanece de “derretimento”, surge o ex-juiz e ex-ministro da Justiça, Sergio Moro (Podemos) e o governador de São Paulo João Doria (PSDB), ambos empatados com 3% das intenções de votos.

Outros pré-candidatos pontuaram 1% ou menos.

No levantamento anterior (BR-05015/2022) do mesmo instituto, divulgado em 25 de fevereiro, Bolsonaro aparecia com 26%. O chefe do governo federal teve, portanto, crescimento de dois pontos percentuais, dentro da margem de erro. Lula se manteve com 43%.

A diferença no segundo turno, entretanto, continua grande. Lula tem 53% das intenções de voto contra Bolsonaro, que soma 33%. A distância é de 20 pontos percentuais.

Lula também venceria todos os outros candidatos no segundo turno, assim como derrotaria Bolsonaro, revela a mostra.

O levantamento, realizado entre os dias 7 e 9 de março, ouviu 1.000 pessoas por telefone por meio do sistema CATI IPESPE.

A margem de erro é 3.2 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança de 95,5%. A pesquisa está registrada nos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-03573/2022.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here