Programa foi lançado em maio de 2022  em Pedro Gomes e relançado hoje.

por: Redação, mais Assessoria.

Estão abertas as inscrições para famílias pretendentes a fazer parte da Família Acolhedora em Pedro Gomes. O cadastro vai  até o dia 2 de junho de 2022. Após as inscrições será realizada a seleção, capacitação, e o encaminhamento das famílias capacitadas para o Poder Judiciário.

Na manhã de hoje (27) o projeto foi relançado na cidade e contou com a presença de representantes de vários seguimentos sociais, como o delegado de Polícia Civil, Dr. Murilo Jorge, mais palestra ministrado pelo Promotor de Justiça, Thiago Barile Galvão.

O padre José Aparecido que comanda a igreja Católica no município marcou presença e apresentou a canção, “Oração da Família”. O religioso será um disseminador do projeto na cidade.

As famílias aptas irão receber as crianças e adolescentes com medida de proteção para efetivar os cuidados temporários, até que haja a reintegração familiar da criança ou adolescente á família de origem, ou caso não seja viável o encaminhamento da criança ou adolescente á adoção.

O que é o Família Acolhedora?

Família Acolhedora é uma modalidade de acolhimento que visa oferecer proteção integral às crianças e adolescentes que precisam ser afastados temporariamente de sua família de origem ou extensa por medida de proteção. O acolhimento deve ser a última medida para garantia dos direitos de crianças e/ou adolescentes, após se esgotarem as outras possibilidades de apoio à família de origem pela rede de serviços.

Como prevê o ECA no Art. 101, §1º, a medida protetiva de acolhimento, institucional ou familiar, é sempre excepcional e provisória. O Art. 19, § 2º ainda coloca que a permanência da criança ou do adolescente no serviço de acolhimento não deverá se prolongar por mais de 18 meses, salvo comprovada a necessidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here