Cuidados devem continuar; Lavagem das mãos, uso de máscaras, evitar as aglomerações e tomar as vacinas. 

Apenas 7 casos de covid-19, foram registradas hoje (8), ontem foram registrados 18. O fluxo de pessoas procurando atendimento na ala covid, montada em sala anexa ao Hospital Municipal também foi percebível. O resultado, em parte positivo, acredita-se se deve as vacinas que ajudaram o organismo a dar respostas mais efetivas contra o vírus.

Estima-se que entre as internações e observações em leitos de hospital de Pedro Gomes, não chegou até agora, 10 pessoas. Uma morte foi registrada no período recente de aumento de casos na cidade. Um idoso de 91 anos. O caso vem confirmar a eficiência da vacina, que protege contra os casos graves, como internações e mortes. Em relação as pessoas de mais idade, cabe salientar que as vacinas tem efeito reduzidos, sobretudo idosos, que podem ser acometidas gravemente pela doença. Isso ocorre porque o envelhecimento do sistema imunológico reflete diretamente na produção de anticorpos impulsionada pela vacina.

Conclui-se que pessoas idosas produzam menos anticorpos e estes, por sua vez, atuam de maneira menos eficiente no organismo. Por isso, reforça-se o uso das medidas de biosseguranças, como a lavagem das mãos, uso de máscaras, evitar as aglomerações e tomar as vacinas.

Casos de não vacinados, acabou sendo conhecidos pelas equipes de saúde, quando procuraram atendimento e a contaminação foi confirmada pelo vírus,. Apresentava os sintomas de forma intensa, como: tosse persistente, falta de ar, febre intermitente-, aquela que vai e vem. Dor de cabeça, diarreia entre outros.

4ª Dose de vacina contra a covid-19

A pasta da Saúde de Pedro Gomes já planeja para a semana que vem a aplicação da 4ª dose de vacina contra a covid-19. A priori, serão os profissionais de saúde, pessoas imunossuprimidas  e depois idosos em escala decrescente até chegar aos de 60 anos. A pessoa tem que ter ao menos 4 meses que tomou a 3ª dose, preferencialmente com a vacina da Pfizer, como recomenda o Ministério da Saúde.

De acordo com estudos feitos em Israel, a aplicação da 4ª dose aumenta o número de anticorpos, após uma semana.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here