Vereador Jairo dos Santos (Patri) cobrou agilidade da prefeitura na implantação do ICMS- Ecológico na cidade.

A cidade de Pedro Gomes terá agora a partir de 2022, o ICMS Ecológico, imposto pago aos municípios pelo governo do Estado em parcelas para as cidades que atendem exigências de preservação ambiental.

O vereador Jairo dos Santos(Patri) já tinha cobrado da gestão William, por meio de requerimento, por conta da demora da não implantação do projeto em Pedro Gomes, dado a sua extensa área verde propícia para receber o recurso ecológico. Jairo usando de seu mandato de vereador pediu empenho do prefeito, pois apenas Pedro Gomes e Anastácio ainda não recebiam os valores.

Agora o imposto já é uma realidade para Pedro Gomes. A implantação do sistema já tinha sido proposto pelo ex-prefeito Vanderley Mota, mas sem sucesso. Dos 79 municípios do Estado, Pedro Gomes era um dos que não se beneficiava do recurso que passará a ser destinado para os cofres do município. Estima-se que a cidade receba mais de R$ 200mil em benefícios.

O valor vai sendo corrigido ano a ano, caso a cidade se adapte como a construção de aterro sanitário e coleta seletiva de lixo. A ideia surgiu no estado do Paraná em 1991 como incentivo na preservação de sua biodiversidade e depois adotada pelo Brasil inteiro.

Após pressão do parlamentar, agora como divulgado no Diário Oficial, 10 n.10.716, página 110, Pedro Gomes passará a receber o benefício.

Espera-se com a implantação do ICMS-Ecológico os munícipes possam de fato, serem recompensados no uso de territórios que terão que ser restritos, garantindo sua preservação. A preservação do patrimônio natural e o beneficiamento da população mediante repasse de recursos do governo Estadual para o município, viabilizando a efetivação de ações voltadas às melhorias da qualidade de vida dos pedrogomenses.

 

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns Jairo Santos pela iniciativa, infelizmente a população não espera muito da gestão William já que muitas promessas foram feitas durante sua candidatura e não estão sendo cumpridas,é uma vergonha uma cidade desse tamanho está nessas condições, quando a população precisa inventa um monte de baboseira, obrigado Vereador Jairo pelo apoio a Pedro Gomes.👏👏👏👏

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here