Saúde em alerta; homem viajou para Goiânia; local onde há registros da variante Delta.
por:Paulo da Silva
A Secretaria Municipal de Saúde de Pedro Gomes volta a registrar um novo caso de covid-19 e o motivo é de preocupação, pois o paciente relatou ter viajado para Goiânia, estado de Goiás com registro da variante Delta; mais contagiosa.
Trata-se de um homem de 61 anos, que que não se imunizou com as vacinas oferecidas. O idoso apresenta sintomas leves da doença. A cidade pedrogomense já vacinas adolescentes, sendo uma das cidades mais avançadas nas vacinações contra a doença em todo o Estado.
A Saúde fez coletas de materiais genéticos que serão enviados para o Laboratório Central, o Lacen para realizar o sequenciamento para investigar se trata ou não da variante mais contagiosa.
Variante Delta
É uma variante da covid-19 que surgiu na Índia em outubro de 2020 e já está presente em mais de 130 países. Ela é considerada uma variante de preocupação por ser mais transmissível do que as anteriores (Alfa, Beta e Gama), o que a faz mais contagiosa do que a cepa original.
O grande problema da variante Delta é o seu alto poder de transmissibilidade. Como comparativo, a cada pessoa contaminada pela variante Alpha, contaminava mais três, a Delta provavelmente é o dobro ou mais que isso. Já existem alguns trabalhos que mostram que ela é mais transmissíveis que a própria varicela e que o próprio Ebola, então isso é mais preocupante, pois pode causar mais mortes uma variante de alto poder de transmissão do que uma variante mais virulenta, ou seja, de capacidade maior de agressão ao organismo humano.
De acordo com especialistas, as vacinas oferecidas pelo Ministério da Saúde são eficazes contra as variantes, entre elas a Delta.
