Uma das medidas está a desobrigação do uso de máscaras-, principal mecanismo para evitar a contaminação pelo vírus.

Um novo decreto publicado nesta segunda-feira (14) a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde, liberou o uso de máscaras e demais medidas restritivas para evitar a contaminação pela covid-19.

A medida que foi imposta na cidade nunca recebeu uma atenção de fato dos órgãos de fiscalização. Eventos ocorridos na cidade, não receberam o devido foco dos fiscais que consistiam em verificar se os estabelecimentos comerciais estavam aferindo a temperatura de todos na entrada, oferta de álcool gel para todos, impedir aglomerações, respeitar o horário de funcionamento determinados por decretos, a devida higienização de todos os locais de uso comum e a verificação do uso correto de máscaras, entre outras.

Todas as medidas de biossegurança para evitar a contaminação, da população ocorriam mais por iniciativa dos responsáveis pelos próprios estabelecimentos do que pela cobrança imposta pelo decreto.

Por fim, a queda dos casos de covid-19 faz a medida fazer sentido no momento. O avanço da vacinação, inclusive em crianças, a redução de casos, números de internações e mortes faz reduzir as medidas. Entretanto, o vírus ainda circula na cidade e as medidas podem retornar para conter os surtos. Já foram registradas 1.010 casos com 19 mortes na cidade pedrogomense.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here