Imagem atiça os curiosos e amedronta os supersticiosos.
por: Paulo da Silva
Na tarde deste sábado(19) foi avistado em um corredor com acesso a várias chácaras na cidade pedrogomense, o que pode ser entendido como oferendas para entidades-, um despacho numa encruzilhada. No local é comum avistar o que pode ser entendido como “trabalhos de macumba”.
Tinha como parte da oferenda: uma bebida, tipo espumante aberta, com uma taça e um copo com o líquido, além de um batom, velas vermelhas e uma carteira de cigarros aberta.
Os materiais foram dispensados em uma encruzilhada e não é a primeira vez que isso ocorre no local, atiçando a curiosidade e causando medo em outros que transitam pelo local.
Despacho
Esse tipo de situação é conhecido como ‘Despacho” possíveis oferendas depositadas em lugares como uma encruzilhada (cruzamento de estradas, ruas ou caminhos além de cruzeiro, matas, rios, cachoeiras, descampados e até no mar.
Macumba
O termo tem duplo sentido na nossa língua brasileira. Tem o instrumento de percussão de origem africana, semelhante ao instrumento reco-reco. Também o temo passou a referir às oferendas religiosas ligadas as religiões de matrizes africanas.
O medo das pessoas é por simples desconhecimento em relação a religião afro descentes. Esse preconceito advém da época do Brasil escravo .