Vitória do PSDB regional que briga com PSDB municipal pelo comando do partido; Caso Jani, capítulos finais.
por: Paulo da Silva
Em mais uma briga entre os diretórios municipais e estadual do PSDB, Dr. Jean Rommy principal parte interessada na ação, perdeu feio no Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul.
Por unanimidade os cinco juízes que votaram o recurso caçaram a liminar que assegurava a Jean o retorno do comando do diretório partidário do PSDB. Tem valor o diretório feito após a intervenção do partido à nível regional ao qual tem Claudio do Hotel como presidente.
Por conta disso, sob os auspícios do PSDB regional tornou as ações do PSDB local sem efeito. Ou seja, Jani em tese caminha para não configurar de fato como vice de William, uma vez que a ata ao qual a referendou torna-se sem efeito atingindo assim também os candidatos a vereadores. Uma convenção suplementar dentro do PSDB e com o DEM, nesse caso para a escolha de um novo vice, seria a saída mais rápida, dando ao prazo para disputar os votos para as eleições de 15 de novembro.
Jani continua candidata à vice?
Juristas consultados pelo OPOrTALPNEWS falaram sobre o assunto. O Juiz de Sonora (a zona eleitoral de Pedro Gomes foi transferida para lá) ainda não deu decisão, mandou o PSDB estadual se manifestar sobre as preliminares da contestação feita pelo advogado de Dr. Jean. Depois disso o Promotor da Comarca de manifesta e o juiz dará a palavra final. Enquanto não julgar o processo de Sonora, não pode a vice ser substituída. Somente se ela assinar termo de renúncia.
E o Vanderley? Candidato também teve pedido de impugnação feita por Zé do Mano.
Foi feito a juntada de documentos na contestação, dê-se vista dos autos ao impugnante para que se manifeste no prazo de 3 (três) dias. Após, dê-se vista dos autos ao Ministério Público Eleitoral para que em 2 (dois) dias se manifeste o parecer, conforme artigo 43, §4º da Resolução 23.609/2019 do TSE. Acredita-se que o processo seja julgado improcedente, pois os advogados que cuidam do caso juntou certidões que comprovam que Mota está elegível. Provavelmente vai ser improcedente a denuncia feita pelo Zé do Mano, que foi quem pediu a impugnação de Vanderley.
Enquanto isso no Palácio do Amarra cabelo…
William e patota queimam os neurônios. Ascenderam vela pra tudo quanto é santo para que essa confusão acabe logo. Pressão sobre William, já procuram nomes para substituir Jani. Surge Doglas de Oliveira(PTB), Nilson Tiago (MDB) e até Normando Mota para ocupar posto de vice.
O DEM, partido de William quer um nome que não dê problemas, que transforme todo esse desgaste em votos. Esperam pela decisão daqui da primeira instância e não pretende esperar recurso que deverá ser impetrado por Dr. Jean. Enquanto isso, com menos problemas, Vanderley, Zé do Mano, Roberto Merce e Silvio Carlos pedem votos, ganham terreno.