Partido recusa apoiar eventual reeleição de William Fontoura (DEM); PSL nem pensar.
por: Paulo da Silva
A cúpula do Partido dos Trabalhadores, o PT se reuniram no início da noite desta quinta-feira (13) para tratar de reagrupar o partido e definir posições para o pleito deste ano. Na reunião ficou decidido que o partido tem como primeira opção apoiar a eventual chapa de Vanderley Mota(PSB). Dr. Jean Rommy(PSDB) e Roberto Merce (Patri) são as opções seguintes. Ficou claro, que o partido em hipótese alguma fechará apoio com o DEM, ao qual terá o atual prefeito, William Fontoura como eventual candidato. Com o PSL, caso o partido tenha de fato candidato na cidade, nem pensar.
Várias personalidades graúdas do petismo da cidade e também da região norte marcaram presença. Houve discussão de políticas públicas, planos de governo e alianças partidárias. O partido tem até o momento 10 pré-candidatos a vereador. O encontro ocorreu na casa de Francisco Pereira Barbosa, o Chico do PT, um ícone do petismo em Pedro Gomes.
Por mais que o petismo tenta disfarçar é nítido que a sigla apoiará o nome de Vanderley, caso não seja impedido pela Justiça. Mota tem uma condenação por desvio de função e teve os direitos políticos cassados por três anos. O que em tese inviabilizaria o registro de sua candidatura. Decisão ainda cabe recurso.
Vanderdey foi o segundo prefeito do PT a assumir a cadeira do ‘Palácio do Amarra cabelo. O primeiro foi o ex-prefeito Marcílio Fontoura (in memoriam).

Dentro do PT existe a remota possibilidade do partido lançar uma candidatura para o executivo. Maura Mota a esposa de Vanderley é filiada na sigla, talvez sua estrela mais reluzente. Petistas mais radicais apostam que se tudo der errado-, com Vanderley impedido de registrar candidatura, o plano B é Maura Mota, isso é uma remota possibilidade. Por hora, o partido quer retornar a fazer parte da gestão municipal e irá lutar para fazer ao menos um vereador. Desde de tempo imemoriais, o petismo não ocupa uma das nove cadeiras no legislativo. Francisco Evandro Silva, o Cafurinha(2005 a 2008) ocupou a cadeira pertencente à competente, Professora Luzia Teodoro que abdicou para assumir a pasta da Educação