Evento teve a participação de vários seguimentos da sociedade pedrogomense. 

por: Paulo da Silva

A 7ª Conferência Municipal de Saúde, realizada nesta segunda-feira (27), no Centro de Referências e Assistência Social (CRAS), discutiu e provou propostas a serem apresentadas a nível estadual. O evento local, que foi aberto ao público é preparatório para a Conferência Estadual de Saúde nos dias 24 e 25 de maio e a 17ª Conferência Nacional de Saúde.

A solenidade de abertura ocorreu pela manhã e contou com a formação da mesa: A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Arcângela Maria Fontoura, a secretaria de saúde, Sandra Tereza Bedin Garcia, o prefeito William Fontoura (PP), o vereador Nicanor Farias (PSDB) policial Civil Maurício e Antônio Farias, completaram a formação da mesa.

A secretaria de saúde, Sandra Tereza Bedin Garcia, deu por aberto os trabalhos, e agradeceu a presença de todos. “Estou muito feliz pela realização desta Conferência e conto com a presença de todos”. Também agradeceu à comissão organizadora da Conferência e destacou o papel dos delegados, e claro de toda a representatividade que fez parte do debate. Mais de 30 pessoas estivem no evento, maioria profissionais da Saúde e poucos representantes de outros seguimentos.

“Foi um dia muito produtivo e que todas as propostas serão levadas a Conferência Estadual e levadas à frente os pleitos que são de cada um dos cidadãos pedrogomense. “Neste momento estamos todos juntos”, destacou Arcângela que responde pelo Conselho Municipal de Saúde.

Sandra destacou o momento e abordou a necessidade de olhar o ser humano de forma integral, a importância de avaliar o cenário local da saúde e a busca de ampliação do orçamento para a área: “Temos que unir forças, buscar mudanças do orçamento, que é o que precisamos para o custeio. A mensagem final é essa, trabalhar unidos para resolver está equação”, disse.

O palestrante Diovaner Cesar de Souza se destacou na condução dos temas. Exaltou o momento, assim como todos que usaram suas falas em defesa de um debate cada vez mais amplo sobre a saúde pública. Quem também falou no evento foi o prefeito William Fontoura (PP) que relembrou a fase da pandemia e lembrou que muitas vidas foram ceifadas pela doença. Mas, também lembrou que a cidade foi destaque na vacinação contra o covid-19. Ele reforçou  o compromisso do governo em defesa de uma saúde igualitária e que alcance a quem mais precisa,

Os trabalhos seguiram com dinâmicas, grupos de trabalhos, que de forma ampla foram debatidos cada eixo da conferência, sempre na busca por garantir que haja sempre a universalidade, a integralidade e a equidade, um desafio gigante e para isso precisa ter o poder público priorizando a Atenção Básica, por exemplo.

Foram abordados todos os eixos: “O Brasil que temos. O Brasil que queremos” e Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas”, “O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas” e Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”. Depois, grupos de trabalho formandos por profissionais de saúde, usuários e representantes da gestão discutiram e acolheram as propostas prioritárias e elegeram os delegados que representarão Pedro Gomes na Conferência Estadual.

 

 

Por fim, Arcângela, presidente do Conselho de Saúde agradeceu a participação de todos. Para ela foi um momento muito proveitoso e agradeceu a presença de todos os participantes.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here