Infecção é mais perigosa para idosos, crianças e portadores de comorbidades.

A Saúde de Pedro Gomes acaba de confirmar um caso de gripe, causada pelo H3N2, subtipo do vírus da gripe influenza, que vem provocando surtos em todo o país.

O caso registrado em Pedro Gomes é de uma criança de apenas 7 meses. Foi medicado no Hospital Municipal e depois liberado. Está em casa e segue sendo monitorado pelas autoridades de Saúde do município.

O vírus da H3N2 gera sintomas respiratórios clássicos, dá mal-estar intenso sendo mais perigosa para idosos, crianças e portadores de comorbidades.

Quem tomou a vacina da gripe está protegido?

Em partes, sim. De acordo com o Biólogo Ricardo Oliveira do Instituto Butantan, a vacina da gripe que disponível para todos os brasileiros nos Postos de Saúde, ajuda a proteger contra esse subtipo do influenza, que foi batizado de H3N2 Darwin, embora em si não esteja contemplado na fórmula.

A cepa H3N2 já está na vacina há tempos- o Butantan produz todos os anos uma fórmula com H1N1, H3N2 e o influenza do tipo B. Como o vírus sofre mutações facilmente, surgem novas variantes dentro desses grupos. A vacina em si oferece uma proteção, portanto parcial para essa nova variação do vírus.

Sintomas da gripe H3N2 e tratamento 

Os sintomas são bem conhecidos da gripe comum como: tosse, coriza (líquidos que saem pelo nariz), dor de garganta, dor no corpo, fraqueza e febre. Em linhas gerais pacientes que apresentam esses sintomas devem passar por um isolamento de 7 dias, para evitar que se contamine mais pessoas. Ainda ter boa alimentação, hidratar-se bem e usar medicações para aliviar a dor e febre.

Caso os sintomas persistam e evolua para falta de ar, chiado no peito, desmaios ou convulsão deve procurar uma unidade hospitalar

O medicamento Tamiflu é indicado para casos em que há agravamento e somente por orientação médica.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here