Evento ocorreu no Sindicato Rural de Coxim e contou com a presença de prefeito da região norte e empresário do ramo agropecuário da região norte.

Alguns vereadores de Pedro Gomes, prestigiaram nesta manhã de domingo (8) o Fórum de Desenvolvimento Norte Forte MS-2030-, iniciativa do Sebrae para poder responder a carência de uma atuação integrada entre as lideranças do poder público, entidades privadas para a promoção e desenvolvimento sustentável dos territórios brasileiros.

O movimento visa o desenvolvimento econômico para os territórios onde atuam. O prefeito William Fontoura (DEM) e os vereadores, Adaídes Francisco, o Lobinho (DEM) Jairo dos Santos (Patri) Mauro Junior (PSDB) e atual Presidente da Mesa Diretora da Câmara, Nicanor Farias (PSDB), prestigiaram o evento.

A palestra mais aguardada foi da ministra  da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Tereza Cristina que reforçou o seu desempenho no Ministério e pediu que os líderes levassem os projetos até a sua pasta para ver o que possa melhorar na fomentação do agronegócio. Políticos da região norte aproveitaram para ser fotografados ao lado de Tereza.

A “musa do veneno”

Líder da bancada ruralista, Tereza Cristina (DEM) ganhou o apelido nos bastidores por liberar uma quantidade exagerada de agrotóxicos em sua gestão. Tudo girou em torno do Projeto de Lei 6299/2002, apelidado de “PL do veneno”, que flexibiliza as regras para o consumo de pesticidas, beneficiando o ruralismo, que apoiam Tereza. A proposta já foi aprovada em uma comissão e aguarda votação no plenário da Câmara.

A PL enfrenta grande oposição de ambientalistas, movimentos populares do campo e outras entidades da sociedade civil organizada, além de órgãos de controle. Apontam que a medida sedimenta o caminho para que haja maiores danos ao meio ambiente e à saúde da população.

A ministra, assim como o presidente Jair Bolsonaro defende o fim do que chama de “indústroa da multa” em relação aos órgãos do meio ambiente, se opondo a fiscalização feita por instituições como Ibama e Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio) que atuam na proteção dos recursos naturais e costumam ser alvos da atuação política da bancada ruralista.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here