Tríduo Pascoal deverá atrair fiéis para as celebrações que antecedem o domingo de Páscoa.

por Paulo da Silva

Os católicos iniciam hoje (18) as celebrações de Páscoa com a missa do Lava-pés. O padre Severino Orso, presidirá a cerimônia religiosa às 19h na igreja matriz no centro da cidade. Em seguida haverá a adoração ao Santíssimo Sacramento em horários alternados até às 23h, feita por vários seguimentos da igreja.

Seguindo a tradição, o celebrante lavará com água os pés de alguns fiéis logo após a leitura do Evangelho. Repetirá, assim o gesto do Mestre Jesus durante a Santa Ceia, quando lavou os pés de cada discípulo. O ato de humildade se tornou símbolo do serviço ao próximo.

Na sexta-feira (19), haverá a liturgia da paixão e da morte de Jesus, com base no Evangelho de São João, a cerimônia relembra o sofrimento de Jesus desde a prisão pelos romanos até a sua morte. Não havendo missa, que acontece a consagração do Pão e do Vinho, que não pode ocorrer na Sexta-Feira Santa. Nesse dia os líderes do catolicismo aconselham o jejum e abstinência de carne. Logo cedo, às 7h haverá um momento de oração somente com os homens. Às 9h com as crianças, às 10h com jovens, às 14h com as senhoras, fechando com a celebração da Paixão e procissão, às 17h.

O Sábado de Aleluia (20), será a vez da solene vigília pascal, a celebração mais longa da liturgia. A missa será às 20h com a benção do fogo, com batizados de adultos e solene missa da Ressurreição.

Celebrações serão comandadas pelo pároco Severino Orso.

As comemorações finalizam no domingo (21), onde haverá missa apenas no período da noite, às 19h. Veja a programação completa a seguir:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here