Emoção e reconhecimento para umas das pioneiras da Educação na cidade Pedrogomense: Maria Matos de Moraes.

por:Paulo da Silva e JM

Um momento de grande emoção marcou a manhã desta quarta-feira(27), na inauguração oficial da escola  municipal do Bairro Santo Antônio que levará o nome de uma das pioneiras da Educação na cidade-, Maria Matos de Moraes.

 

Todas as falas deram ênfase a ação de Dona Maria na formação educacional de vários Pedrogomenses que passaram pelos ensinamentos da ilustre Professora e hoje, homenageada. Juntamente com seu esposo, Manoel Alves de Moraes Júnior, vieram para ainda distrito de Coxim- Pedro Gomes no ano de 1952, onde  foi diretora e  ao mesmo tempo Professora passando a lecionar na primeira escola da cidade.

Depois de aposentada aos 70 anos Dona Maria continuou com o trabalho voluntário na alfabetização de jovens e adultos no esmo bairro que hoje tem uma escola que perpetuará o seu nome, o Bairro Santo Antônio.

Foram momentos únicos, lágrimas rolaram pelos rostos que emocionados fizeram se lembrar da ilustre senhora que além do pioneirismo, foi exemplo na dedicação para com os mais necessitados. OPORTALPNEWS se une a todos os familiares, amigos, admiradores… nossos aplausos!