Home » Pedro Gomes:Normando Mota, o personagem mais influente da gestão de William do Banco.

Pedro Gomes:Normando Mota, o personagem mais influente da gestão de William do Banco.

por Paulo Da Silva
0 Comente

por:Paulo da Silva

O nome hoje, que mais influencia a administração do prefeito William do Banco(PSDB), é o contador Normando Mota. Assuntos mais belicosos são entregues a  Normando Mota. Entra sem bater e pedir licença no gabinete. De fala imperativa e firme chega a chamar até mesmo a atenção de William e na frente de todo mundo. Normando falou a água parou, comentam os mais próximos.

Poderoso Normando

Obediente,  William é dobrado por Normando, que tenta disfarçar falando que é apenas amigo pessoal  de longa data. Como exímio contador sabe até os segredos de senhas bancárias, tem telefone e até CPF do prefeito decorado na cabeça. Prestativo ao extremo. Normando tem a fama de ágil “negociante político” em prol de William, quando vê que a coisa está apertando para o lado de seu protegido[William] põe sua influência em campo. Tem feito proezas, uma delas é a influência na escolha da eleição da Mesa Diretora da Câmara. William ao nomear seu secretariado teve que passar pelo crivo, de Normando. 

No outro dia, após as eleições de 2016 ao qual confirmou William vitorioso nas urnas,  agentes da Polícia Civil fizeram  uma batida no escritório do contador e até em sua residência. Apurando suposto crime eleitoral envolvendo partidário do prefeito. Normando foi detido por estar de posse de arma sem registro, porém, como todo “riquinho” dessa cidade, ajustou advogado, pagou fiança e acabou liberado. E continua dando as cartas na gestão de William do Banco. Faz jus ao ditado, manda quem pode, obedece quem tem juízo!

E nas outras gestões…

A maioria dos prefeitos que já passaram pelo ‘Palácio do Amarra cabelo’, sofreu forte influência externas  de nomes que  ditavam as regras na condução da prefeitura Pedrogomense. Lá longe, analisemos. Dr. Moisés Jajah (PMDB), quando gerenciou a prefeitura de 1989 a 1992 era influenciado pelo hoje empresário Geová Gotijo, que pode ser considerado o mais bem sucedido dos empresários em terras Pedrogomenses.

Geová Gotijo, dava as “ordens”

Com  José Mendes Fontoura, o popular Zé do Mano na segunda gestão 1993 até 1996 era guiado por Antônio Epitácio, que também figurava como Secretario de Administração, o prefeito de fato. Pitácio, como é mais conhecido na cidade, teve a mais expressiva influência nas prefeituras sobre a sombra de prefeito. Mandava e desmandava e ficou conhecido como a “besta fera do Amarra cabelo’ por conta e suas ‘maldades’ numa função de sub  prefeito, na gestão de Enivaldo Dias Pedroso, aquele que tinha “coração de ouro, mais miolo de galinha”, e que assumiu a prefeitura depois de uma desgraça até hoje envolta em mistérios acometida a Marcílio Fontoura.

 

A gestão da ex-prefeita Maura Jajah,  Alba Maria de Moura que ocupava a pasta da Educação era a personagem mais próxima, daquela que foi a primeira prefeita a passar pelo ‘Palácio do Amarra cabelo’ e que ainda queria “mandar no mundo”. Jargão com cantorias políticas em que alardeava que quem ia mandar no mundo era a mulher!

Ex-prefeitos Vanderley Mota e Seu Né; Os mais independentes!

 As gestões  do ex-prefeito Manoel Alves de Moraes, o Seu Né, não aceitava ser influenciada, Marcílio Fontoura, que teve rápida passagem por lá e Francisco Vanderley Mota, prefeito por dois mandatos,  foram as mais independentes, ou seja não abria espaços para pitacos externos.

A notícia do seu jeito!

você pode gostar

Aqui, mergulhamos no mundo das notícias e informações, trazendo para vocês uma plataforma dedicada a relatar os eventos mais relevantes e impactantes que ocorrem em nosso cenário local, nacional e internacional.

 

Somos apaixonados por compartilhar histórias importantes, investigar acontecimentos, analisar os fatos e apresentar uma visão completa e imparcial dos acontecimentos que moldam o nosso mundo.

Feito com  pelo time VCONLINE

You cannot copy content of this page