Metro

Muitas reclamam, sabem que é verdade, mas não deixam de usar. O salto alto pode ser o melhor e pior amigo de uma mulher. Um pouco mais de estatura, mais empoderadas ou mais sensuais. Apesar dos pontos positivos, usar demais esses calçados pode fazer mal para você.

Reprodução/ Pixabay

Segundo estudo do instituto de Pesquisas Médicas da Índia, coordenado pela doutora Uma Kumar, usar salto alto com frequência pode afetar a saúde dos ossos e levar à osteoartrite, uma forma de artrite degenerativa.

A Osteoartrite é uma condição que causa desgaste da cartilagem que serve como amortecimento entre as articulações. A pessoa que sofre disso sente muita dor e rigidez por conta da fricção entre os ossos.

Reprodução/ Pixabay

Isso ocorre porque esses tipos de sapatos transferem o peso do corpo para regiões que não estão preparadas para suportar, geralmente para articulações dos dedos do pé e tornozelo.

Outro desgaste bem evidente, segundo Kumar, aparece na panturrilha que fica sobrecarregada por ter que permanecer por muito tempo contraída.

De acordo com a doutora, muitas mulheres com menos de 40 anos vão ao centro de reumatismo que ela gerencia com dores relacionadas aos sapatos de salto alto.

Além da artrite, usar salto alto pode facilitar o surgimento de dor nas costas, quadril e joelho.

A médica ainda diz que se uma pessoa gosta muito desse tipo de sapato, ela deve preferir saltos plataformas ou saltos mais de no máximo 4 centímetros.