quinta-feira , 25 abril 2024
Lar ♦ENTRETENIMENTO Somados, Record e SBT não dão audiência da Globo a Bolsonaro
♦ENTRETENIMENTO

Somados, Record e SBT não dão audiência da Globo a Bolsonaro

Canal da família Marinho intensifica jornalismo crítico ao presidente enquanto ele aparece ao lado de Edir Macedo e Silvio Santos.

Terra

Na noite de sexta-feira (6), Jair Bolsonaro recebeu no Palácio da Alvorada o dono da RecordTV, bispo Edir Macedo, e o proprietário do SBT, Silvio Santos.

Bolsonaro entre bispo Edir Macedo e Silvio Santos no gabinete presidencial do Palácio do Alvorada
Foto: Reprodução/Twitter

Os empresários de comunicação também assistiram, ao lado do presidente, ao desfile militar de Sete de Setembro na Esplanada dos Ministérios.

As duas emissoras que digladiam pela vice-liderança no Ibope são vistas pela imprensa e no círculo político como aliadas do presidente. Produzem jornalismo afinado com o Planalto.

Enquanto isso, a Globo e a GloboNews ecoam críticas ao estilo polêmico e verborrágico de Bolsonaro. Seus comentaristas contestam vários projetos e decisões do governo.

Silvio Santos mantém relação cordial com a Globo, onde trabalhou de 1966 a 1972. Já Edir Macedo – assim como Bolsonaro – enxerga o canal carioca como um inimigo.

O bispo e o presidente não perdem nenhuma oportunidade de criticar e debochar da emissora.

Na semana passada, Bolsonaro declarou que o principal telejornal da Globo, o JN, “não tem mais teta, não está mamando mais, não tem mais propaganda oficial do governo”.

Cortar verba publicitária estatal destinada aos veículos do Grupo Globo foi uma promessa – em tom de vingança – feita na campanha de 2018. Bolsonaro afirma ser perseguido pelas TVs, rádios, jornais e revistas do clã Marinho.

A aproximação de Edir Macedo e Silvio Santos dá ao presidente um espaço relevante em atrações no horário nobre, como o Jornal da Record e o SBT Brasil, para a divulgação das realizações e ideologias do governo.

Mas não garante a mesma visibilidade que qualquer notícia encontra nos jornalísticos da Globo. O canal fundado por Roberto Marinho há 54 anos vive uma fase confortável no ranking da Kantar Ibope.

A soma da média diária (das 7h à meia-noite) de RecordTV e SBT não alcança o índice da grande concorrente. Entre os dias 29 de agosto e 5 de setembro, por exemplo, a emissora de Edir Macedo conquistou média de 6.7 pontos enquanto a de Silvio Santos marcou 6.8 pontos. A Globo teve 17 pontos.

Nesse mesmo período, os principais telejornais das três redes pontuaram com bastante diferença. O Jornal da Record (que estreia sua reformulação na segunda, dia 9) atingiu média de 5.2 pontos. O SBT Brasil ficou com 6.9. O Jornal Nacional fez 32.2 de audiência. Esses números referem-se à aferição na Grande São Paulo, principal área de pesquisa de público do País.

Desde os protestos de 2013, a Globo é alvo de tentativas de boicote. Nas redes sociais, várias páginas buscaram mobilizar telespectadores a não assistir mais ao canal.

Esse movimento se avolumou na campanha presidencial do ano passado, incentivado por apoiadores de Jair Bolsonaro. Por enquanto, a liderança da emissora não foi abalada.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

♦ENTRETENIMENTO♦SONORA

Sonora: 26ª Cavalgada tem baixa adesão e contornos políticos pró-Clarice-, ‘boné cor de rosa’

A 26ª Cavalgada de Sonora, ocorreu neste último final de semana na...

♦ENTRETENIMENTO

Coxim 126 anos: Polícia Militar participa do desfile cívico

por: Assessoria, 5ºBPM A Polícia Militar participou na manhã de hoje (11/04),...

Página Protegida Por Direitos Autorais. Proibido Copiar!