sexta-feira , 19 abril 2024
Lar Sem categoria Sonora: Eleito com 420 votos, o nome de Jansen Peixoto é o mais cotado para presidir a Casa de Leis
Sem categoria

Sonora: Eleito com 420 votos, o nome de Jansen Peixoto é o mais cotado para presidir a Casa de Leis

A escolha da Mesa Diretora da Câmara ocorre em 1 de janeiro de 2021, mesmo dia de posse do prefeito e dos vereadores e se dá por eleição direta entre os pares do legislativo.

por:Paulo da Silva

O vereador Jansen Peixoto, o Jansen Bolachão deverá ser o nome que comandará a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Sonora. Eleito com 420 votos, Jansen é do grupo do ex-prefeito Yuri Valeis que comanda o PSDB local e que deu o vice para a coligação vitoriosa de Enelto Ramos (DEM).

Faz tempo que Jansen é vereador, na cidade. De lá para cá os cabelos embranqueceram, a pele enrugou…desde que entrou em 2008, nunca mais saiu. Sendo eleito portanto, com votações expressivas ou não, mas sempre garantindo seu lugar na Casa.

Um registro de Jansen Peixoto em sua primeira vitória em 2008

As articulações ocorrem nos bastidores e o nome é do interesse do atual prefeito que buscará sintonia com a Casa. Um secretario do núcleo estratégico do prefeito reeleito informou que o próprio chefe do executivo está empenhado pessoalmente nestas articulações.

Agindo nos bastidores…

Também existe uma conversa, em andamento, envolvendo os novos vereadores. O burburinho é que o grupo de recém-eleitos estejam empenhados em fortalecer a eleição da Mesa.

Os novatos eleitos na ‘aba do chapéu de Enelto’ querem ser valorizados e para tanto, garantirá tranquilidade nesse primeiro biênio da gestão Enelto e Cia.

Não custa lembrar aos neófitos que, apesar da escolha sofrer, tradicionalmente, influência direta do prefeito, não deve ser desprezada a força dos veteranos; Arnaldo Barriga, Fábio Sinuca, Joaquinzinho, que retorna à Casa e Deuzimar.

Deuzimar reeleito pelo MDB na ativa

O quarteto deve conhecer a fundo os meandros das articulações de bastidores, entendem como poucos o funcionamento do legislativo e tem o respeito e ótimo trânsito entre os novatos e os demais pares do parlamento.

Tem que ser constado aqui que os quatro, além de outros nomes fazem parte do grupo político oposto ao do prefeito e não é sábio já tê-los como opositores neste início de mandato.

A onda de vitoriosa de Enelto parece menosprezar a capacidade desses quatro “cavaleiros Jedi da política sonorense” e os mantém fora da mesa de jogo das negociações. E o futuro nos dirá o preço a ser pago por isso.

O ambiente político é incerto, traiçoeiro e volátil. Caso não haja uma articulação política mínima entre o prefeito e os vereadores e, o mais importante, feita por gente capacitada Enelto Ramos pode ver a Câmara lhe escapar entre os dedos. O futuro revelará.

Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Sem categoria

Brasil: Salário mínimo será de R$ 1.502 em 2025, confirma ministro Fernando Haddad

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad confirmou que o salário mínimo para...

♦SONORASem categoria

Sonora: Mulher ‘mão de elástico’ é flagrada furtando planta; câmeras filmaram tudo, confira vídeo

Nem as plantas escapam  Uma mulher em uma motocicleta foi flagrada furtando...

Página Protegida Por Direitos Autorais. Proibido Copiar!