‘Janela partidária’ permitiu troca partidária sem perder os cargos eletivos.
por:Paulo da Silva e JM
Por conta da chamada ‘janela partidária’, período em que vereadores eleitos podem trocar de partidos sem perder os referidos cargos, oito vereadores da atual legislatura em Sonora trocaram de siglas partidárias.

Rapahel de Lemos, atual Presidente da Mesa Diretora da Casa de Leis permaneceu no MDB. Mas ele também já filiado até mesmo no PT. O dilema do MDB é grande, o partido que luta para retomar o prestigio de antes em que Zelir Antônio Maggioni, o Mano dava as cartas em Sonora. Raphael de Lemos é o candidato emedebista. O MDB por sinal saiu desvalorizado na ‘janela’, permaneceu o que tinha antes; o próprio Raphael e o vereador João Albuquerque. Fábio Sinuca que era PR foi para o MDB já foi inclusive líder de Enelto na Casa de Leis. Francisco Deuzimar Lima fecha a lista emedebista, deixou o PSDB e filiou ao MDB.

O partido de Enelto Ramos, o Democratas, DEM ganhou nomes de peso: Juraci Honório, mais conhecidos por Neco do Bar que largou mão do MDB e foi para o DEM. Assim também fez, Eliel Rufino que era do inexpressivo PEN e foi para o partido do DEM-, Enelto. Arnaldo Pereira, o Barriga deixou o PSD e uniu forças junto a Enelto no DEM.
A filiação de alguns pares do legislativo ao DEM ou mesmo o PSDB reflete portanto, o cenário de liderança do prefeito Enelto que busca a reeleição.
O PSDB, partido ligado ao governo do Estado, alinhado a gestão Enelto computou nomes como: Virgílio Cassemiro que deixou o PTB para o PSDB e Jansen Peixoto Valeis que também deixou o PTB e foi para o PSDB. Daniela Viana não fez alteração, continua no mesmo partido ao qual foi eleita, o PSDB.
O vereador Ezequiel Reginaldo dos Santos teve destino solitário, deixou o PSB e filou ao PDT.
A troca de cadeiras em nada muda a índole destes vereadores, são os campeões na farra das Diárias….. Imaginem esta gente no executivo, alem de trazerem a caixa de ferramentas do Mano vão se locupletarem do erário.