Moradores desconfiam de seriedade na aplicação das doses, principalmente da 2ª dose da CoronaVac e pede vistoria de vereadores.
Alguns moradores da cidade de Sonora cobram da gestão do prefeito Enelto Ramos (DEM) maior transparência na aplicação das doses contra a vacina da covid-19. A gestão Enelto, por meio da Gerência Municipal de Saúde estaria selecionando pessoas, pertencentes a alguns grupos, classificados pela atual gestão como prioritário para receber as vacinas contra a covid-19.
Sonora como muitas cidades de MS está com falta do imunizante da CoronaVac ( para a segunda dose) que veio poucas doses para a cidade. Entretanto, a Saúde não especificou quem recebeu essas doses e nem qual critério foi seguido para a aplicação das doses. Existe a suspeita de que as pessoas estariam sendo escolhida a dedo para tomar a segunda dose da CoronaVac.
“A Gerência de Saúde se limitou a informar que quem não for acionado para tomar a segunda dose agora terá que aguardar uma outra remessa de vacina. Isso sem exemplificar quem recebeu então essas doses recentes que chegaram”, pontua uma moradora. “Dá a entender que essas pessoas estão sendo selecionadas a dedo, sem critério algum”, finaliza.
Moradores pedem que o PNEWS divulgue a situação e também cobra dos vereadores para fiscalizar a realização de vacinas. Verificarem se a pasta da Saúde está seguindo mesmo os critérios para que as vacinas cheguem aos grupos já determinados pelo Ministério da Saúde em consonância com a Secretaria Estadual de Saúde, repassadas para os municípios.