Home » Vacina contra coronavírus do Butantan deve ser lançada até junho de 2021, diz Doria

Vacina contra coronavírus do Butantan deve ser lançada até junho de 2021, diz Doria

por Paulo Da Silva
0 Comente

A vacina contra o novo coronavírus produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório farmacêutico chinês Sinovac Biotech deve sair até junho de 2021, estima o governador João Doria, em coletiva nesta quinta-feira (11), no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo.

Os testes clínicos feitos no Brasil, que começam já no mês de julho, vão contar com 9 mil voluntários. Essa é a fase três da vacina.

Dez vacinas em desenvolvimento

Atualmente, segundo a OMS, estão em desenvolvimento mais de cem vacinas contra o SARS-Cov-2. Dessas, apenas dez atingiram a fase final de testes, em humanos. Uma delas é justamente a parceria do Butantan com a Sinovac, de vírus inativado.

A primeira parte foi realizada com macacos. Na fase clínica, com humanos, foi feita em duas fases com cerca de 1.000 pessoas. A testagem no Brasil vai corresponder à fase 3, com os 9 mil voluntários.

A princípio, segundo Dimas Covas, presidente do Instituto Butantan, a chamada “coronavac” será produzida na China. Numa segunda etapa, o centro de pesquisas paulista também começará a produzi-la em larga escala para ser distribuída para o SUS (Sistema Único de Saúde) em todo o Brasil.

O esquema da vacina

Durante a coletiva, Dimas Covas explicou o esquema da coronavac: “Um coronavírus é introduzido em uma célula, especificamente a célula VERO. Essa célula é cultivada em laboratório e o vírus se multiplica. No final, o vírus é inativado e incorporado na vacina que é aplicada na população”, explica. “A vacina não contém vírus vivos, apenas fragmentos na célula VERO”, ressalta.

“Essa é uma tecnologia que o Butantan domina”, acrescentou Covas. “Essa é uma grande vantagem. O Butantan já produz a sua vacina da dengue nessa tecnologia”.

você pode gostar

Deixe um comentário

Aqui, mergulhamos no mundo das notícias e informações, trazendo para vocês uma plataforma dedicada a relatar os eventos mais relevantes e impactantes que ocorrem em nosso cenário local, nacional e internacional.

 

Somos apaixonados por compartilhar histórias importantes, investigar acontecimentos, analisar os fatos e apresentar uma visão completa e imparcial dos acontecimentos que moldam o nosso mundo.

Feito com  pelo time VCONLINE

You cannot copy content of this page